terça-feira, 24 de agosto de 2010

Educação Ambiental no Guaripocaba

Esta semana mais de 150 crianças participaram de uma aula ambiental ao ar livre na Serra do Guaripocaba, em Bragança Paulista. O passeio foi uma iniciativa do Guaripocaba Ecoparque em parceria com o projeto de educação ambiental da Escola Municipal Padre Donato Vaglio, localizada na Vila Bianchi.
As crianças, entre 09 e 11 anos, tiveram a oportunidade de fazer um laboratório a céu aberto conhecendo de perto alguns assuntos abordados em sala e, durante o percurso, puderam avistar alguns animais e conhecer a diversidade da fauna e flora local.
“O objetivo do programa é ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente e a partir daí, conseguimos trabalhar também o respeito entre eles, a importância da sustentabilidade na mata e na vida das pessoas, geografia e história”, explica o guia e ambientalista Francisco Assis. 

O pacote educacional oferecido para as escolas inclui guia, frutas e sucos naturais no fim da trilha, além de uma palestra dias antes do passeio para conversar com as crianças sobre dicas de comportamento e vestimenta para o dia trilha.
O Guaripocaba Ecoparque possui 750 mil m2 de Mata Atlântica de altitude preservada, com grutas, trilhas e uma enorme diversidade de plantas e animais silvestres. O ponto principal do passeio é Toca da Paineira, uma gruta tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O nome Toca da Paineira é em homenagem a uma árvore centenária com mais de 4 metros de circunferência, que fica logo ao lado da gruta. Na Toca foram encontradas gravuras nas pedras e instrumentos utilizados para caça.  

Serviço
Guaripocaba Ecoparque
Telefone (11) 3654-5601 / 9732-7172/ 8619-1304





2 comentários:

  1. Olá Chico!
    Gostaria de ter algumas informações sobre a Montanha Guaripocaba, pois estive ontem fazendo uma trilha por lá, e não encontrei as grutas...se possível, me mande algumas informações pelo e-mail: fvb1977@hotmail.com

    Agradecido
    Fábio Bravim

    ResponderEliminar
  2. Desculpe a demora, mas estou a sua disposição.
    Você é de onde? Já conhece a região??

    Grande abraço.

    ResponderEliminar