terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Trekking


O que é o Trekking
Caminhar por trilhas, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.


Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.

O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte. "Nos últimos anos o crescimento tem sido muito grande. As provas cada vez contam com mais equipes", disse o Diretor do Departamento de Trekking da ABEA (Associação Brasileira de Esportes de Aventura), Esdras Martins.

Bragança Paulista tem uma grande variedade de lugares recomendados para a pratica desse esporte, uma vez que a região é formada por morros e serras cobertas por ricas matas de vegetação nativa e cortada por inúmeras trilhas e mirantes que satisfazem tanto os iniciantes do esporte, quanto os mais experientes.


História do Trekking
A história do trekking é antiga e teve origem no início do século XIX. A palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.

O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio e locomoção era a caminhada.

Quem pode praticar o Trekking

Qualquer pessoa pode praticar o trekking, desde que conheça os limites do próprio corpo. Para o Diretor do Departamento de Trekking da ABEA (Assossiação Brasileira de Esportes de Aventura), Esdras Martins, "O importante é ter o bom-senso antes de se aventurar".

Por ter vários níveis de dificuldade, as provas abrangem todos os tipos de praticantes, desde o iniciante até o mais experiente. Por não requerer nenhuma habilidade específica, fica fácil praticar o esporte.

Para aquelas pessoas que não praticam atividade física regularmente, o melhor caminho é se exercitar em caminhadas em praias ou parques. Dessa maneira você estará garantindo mais resistência e evitando problemas futuros. Porém antes de praticar qualquer atividade é necessário que se faça uma avaliação médica para sua própria segurança.

Não existe uma idade mínima para a prática do trekking. O ideal é que o iniciante esteja acompanhado sempre de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente. 

Para saber mais a respeito do ecoturismo na região de Bragança Paulista, ligue: 11 4033 0534 na Verona Turismo, ou, 11 8619 0314 e fale com o Francisco.

2 comentários: